Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir pessoas com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

Na Internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do W3C, consórcio entre empresas e órgãos governamentais e independentes que desenvolvem novos padrões de navegação e usos para a internet.

Sobre acessibilidade, as recomendações passam pelo tamanho e cor da fonte, localização dos espaços clicáveis, facilidade de disponibilização de conteúdo e outras ações relativas até aos códigos das páginas (HTML e CSS, entre outros).


A acessibilidade na Internet engloba os seguintes fatores:

  • Sítios e Aplicações: desenvolvidos de forma que as pessoas possam navegar e interagir.
  • Navegadores, tocadores de mídias e ferramentas: devem possuir meios de comunicação com tecnologias especialmente criadas para pessoas com deficiência, permitindo assim o acesso à Internet.
  • Ferramentas de autoria e outras tecnologias: blogs, Twitter, mensagens instantâneas e outros produtos utilizados para produção de conteúdo na Internet.

O SIORG foi desenvolvido com o objetivo de oferecer seu conteúdo ao maior número de pessoas com deficiências. Há também possibilidade de mudar o tom das cores, realçando o conteúdo em detrimento do fundo da tela. Com isso, as pessoas podem ler com mais facilidade e utilizar todo o site de forma mais confortável para a visão.

Ao final deste texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sítios da Internet.

Leis e decretos sobre acessibilidade:

Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm)

Dicas, links e recursos úteis:

Acessibilidade Legal (http://acessibilidadelegal.com)

Acesso Digital (http://acessodigital.net/links.html)

Leitores de tela e tecnologias assistivas gratuitos:

Projeto DOSVOX (http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/)

Projeto MOTRIX (http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/)

Outros modelos (http://www.lupadigital.info/index.php?option=com_content&view=article&id=43&Itemid=52)

Teclas práticas (http://www.lupadigital.info/index.php?option=com_content&view=article&id=35&Itemid=66)

Atalhos (http://www.lupadigital.info/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=37)