Web Services / REST

Web Services

Web Services são aplicações autocontidas, que possuem interface baseadas em XML e que descrevem uma coleção de operações acessíveis através da rede, independente da tecnologia usada na implementação do serviço.

O XML é o formato de mensagem adotado pelo W3C para troca de informações entre aplicações distribuídas através do protocolo HTTP.

Os Webs Services devem ser definidos de forma consistente para que possam ser descobertos e interfaceados com outros serviços e aplicações.

REST

REST é um estilo de arquitetura direcionado para sistemas de hipermídia distribuídos. Basicamente esse estilo é composto por dois papéis: Cliente e Servidor.

O servidor disponibiliza um conjunto de serviços e o cliente faz uso desses serviços. O cliente envia requisições para o servidor, este por sua vez ao recebê-las toma a decisão de aceitá-las ou não.

Clientes e Servidores comunicam-se através de uma rede de computador com hardwares separados, porém o cliente e o servidor podem residir no mesmo sistema. A máquina servidora é um host que está executando um ou mais programas que compartilham os seus recursos com os clientes. O cliente por sua vez não compartilha recursos, ele solicita serviços ao servidor.

Documentação do Novo Web Service SIORG Versão 1.1, incluindo o acesso via REST.